top of page
  • Foto do escritorFlávia Santos

O que é o Coaching e quais as ferramentas

Atualizado: 28 de fev. de 2023


Ao contrário do que se pensa, o coaching não é algo recente, a sua origem foi na Hungria no século XVI mas só partir do século XIX o termo ‘coach’ ganhou mais força, nomeadamente na Universidade de Oxford. O Coaching surgiu no desporto como uma técnica especifica para motivar os jogadores e mais tarde com o sucesso desta técnica alguns executivos que praticavam desportos como o ténis perceberam que esta mesma metodologia poderia ser aplicada na gestão de colaboradores e equipas.


O coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional realizado em parceria, o coach ajuda a obter clareza dos objetivos e desejos do coachee, apoia na ampliação da consciência, aprimoramento de competências, identifica soluções em conjunto, apoia e suporta as decisões, faz perguntas poderosas que ajuda o coachee idealizar o seu percurso até ao seu objetivo final. Estes processos podem ser continuos para se manter resultados, como por exemplo; manter novos hábitos, mudanças de Estilo de Vidas ou vencer vícios. Este processo também já são aplicados em empresas, aumentando a produtividade e a motivação dos colaboradores e facilitando a comunicação entre as equipas.

Muito importante e que nunca devemos esquecer: o coachee toma as suas próprias decisões e tem responsabilidade sobre as mesmas, a solução está dentro de cada um de nós.

No coaching há um sem fim de ferramentas, por exemplo: para fazer descobertas interiores e explorar emoções positivas, modelos e teorias comprovadas que podemos aplicar num processo de coaching, quer seja pessoal ou profissional, que irá enriquecer o coachee na sua jornada e ajudá-lo a perceber o seu caminho.


A Roda da Vida é sem dúvida a ferramenta mais conhecida e que se pode fazer várias vezes ao ano, ajuda bastante na percepção 360º da vida atual, a Declaração de Visão (Vision Board), as perguntas poderosas, journaling, mapas mentais, enunciar a entidade, o flow up, a linha do tempo, entre muitas outras ferramentas diversificadas que se aplicam consoante a situação.


Existem vários modelos que o coach aplica, como: Psicologia Positiva aplicada ao coaching, Escuta Ativa, Teoria U, Mindfulness, Entrevista Motivacional, Comunicação Não-Violenta e Modelo Transteórico para Mudança.


Se qualquer pessoa poderia pegar numa destas ferramentas e fazê-las sozinhas? Sim, mas num processo de desenvolvimento com duas pessoas em sintonia o resultado é notório, profundo e provoca mudanças necessárias e desejadas. Porque acompanhados vamos sempre mais longe e somos mais felizes.


Qual vai ser a sua próxima mudança?

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


  • insta-icon-coach-final
  • facebook-icon-coach-final
  • in-icon-coach
bottom of page